O Oracle Cloud Infrastructure (OCI) File Storage é um serviço de sistema de arquivos elástico totalmente gerenciado que permite que os clientes migrem suas cargas de trabalho corporativas para a nuvem. Cada sistema de arquivos é dimensionado automaticamente para acomodar o crescimento de até 8 exabytes. O File Storage elimina a necessidade de provisionar capacidade antecipadamente, de modo que os clientes paguem apenas pela capacidade de que precisam. O File Storage também oferece recursos de snapshot e clone para simplificar a continuidade dos negócios para aplicativos corporativos.
Casos de uso de armazenamento de arquivos
- Operações de leitura e gravação simultâneas: o File Storage garante sistemas de arquivos consistentes para operações de leitura e gravação simultâneas por vários clientes.
- Maior disponibilidade e durabilidade: o File Storage oferece maior disponibilidade e durabilidade para clientes que precisam de um serviço totalmente gerenciado para lidar com um único ponto de falha.
- Cargas de trabalho paralelas: o File Storage tem melhor desempenho com cargas de trabalho paralelizadas e ao executar operações em massa.
- Acesso e capacidade de expansão: o File Storage é mais adequado para aplicativos que exigem acesso e capacidade de expansão.
Como montar o armazenamento de arquivos OCI em uma instância do Windows
Faça login no console OCI: crie um armazenamento de arquivos
Abra o menu de navegação e clique em Storage. Em File Storage, clique em File System. Na navegação à esquerda, na seção Lista de Escopo, em Compartiment, selecione um compartimento. Clique em Criar sistema de arquivos.
Faça login na sua instância do Windows. Apenas a unidade C está disponível nesta instância OCI.
Uma captura de tela de um localizador do Windows com a unidade C selecionada.
Instale o cliente NFS
Abra o Windows PowerShell e execute como administrador. Use os seguintes comandos:
Start-Process PowerShell -Verb runAs
Install-WindowsFeature -Name NFS-Client
ou instale pelo gerenciador do Windows Server
Instalar serviços para componentes NFS
No menu Iniciar, vá para Ferramentas Administrativas e clique em Gerenciador de Servidores.
Instalar serviços para componentes NFS
No menu Iniciar, vá para Ferramentas Administrativas e clique em Gerenciador de Servidores. No painel esquerdo, clique em Funções. Em Resumo de funções no painel direito, clique em Adicionar funções e recursos. O Assistente para Adicionar Funções é exibido. Clique em Avançar.
Marque a caixa de seleção Serviços de arquivo na lista e clique em Avançar. Revise as informações e clique em Avançar. Marque a caixa de seleção Serviços para sistema de arquivos de rede na lista e clique em Avançar.
Confirme suas seleções e clique em Instalar. Clique em Fechar quando a instalação estiver concluída. Abra a porta na lista de segurança para armazenamento de arquivos.
Abra a linha de comando do Windows (CMD) e execute como administrador
Na janela Prompt de Comando do Windows (CMD), reinicie o cliente NFS com os seguintes comandos:
nfsadmin client stop
nfsadmin client start
Em seguida digite o seguinte comando:
mount 10.x.x.x:/fs-export-path X:
Substitua 10.x.x.x: pelo endereço IP da sub-rede local atribuído ao seu destino de montagem, fs-export-path pelo caminho de exportação que você especificou ao associar o sistema de arquivos ao destino de montagem e X pela letra da unidade de qualquer unidade disponível desejada para mapear o sistema de arquivos.