Certificação OCI Foundations Associate 2024 (Módulo 5 – Database)

Neste módulo vamos abordar os tipos de serviços disponíveis de bancos de dados dentro da Oracle Cloud Infrastructure.

A Oracle Cloud disponibiliza 3 tipos de serviços de bancos de dados, o primeiro deles é o Oracle Database Service, que trata-se do serviço de banco de dados da Oracle disponibilizado a partir de instâncias de máquinas virtuais com a configuração de um único nó ou dois nós e capacidade de armazenamento a partir de Block Volume.

O serviço de banco de dados da Oracle oferece algumas automatizações de ciclo de vida, como backups, por exemplo. Se você precisar provisionar um banco de dados, você pode utilizar como bancos de teste por exemplo a partir de um nó único ou ambientes de produção com dois nós de bancos por exemplo.

A segunda oferta de banco de dados, é o Exadata Database Service de Infraestrutura Dedicada, que é uma combinação da Oracle envolvendo hardware e softwares gerenciados pela Oracle em ambiente dedicado ao cliente, para executar suas cargas de trabalho de banco de dados Oracle. Este é um serviço Co-Gerenciado, onde toda a infraestrutura é gerenciada pela Oracle e o banco de dados pelo cliente.

A terceira oferta de banco de dados disponibilizado pela Oracle é o Autonomous Database, que é um serviço de banco de dados autônomo que oferece patches de atualização, e ajustes totalmente automatizados enquanto o serviço está rodando, sem nenhum tipo de parada ou intervenção humana. Este banco é auto-gerenciável, auto-protegido e auto-reparável que evita erros humanos e gerenciamentos manuais.

No ambiente de Exadata Infrastructure, você tem dois modos, o dedicado e o compartilhado. No ambiente compartilhado, você somente implementa o seu banco de dados e a Oracle gerencia todo o ambiente de infraestrutura, enquanto no ambiente dedicado, a Oracle disponibiliza de forma dedicada toda uma estrutura de hardware, software, rede e banco de dados, de forma exclusiva.

A Oracle ainda disponibiliza o Cloud@Customer, que é uma solução no qual a Oracle disponibiliza no seu Data Center, a infraestrutura do Exadata, que permite atender requisitos regulatórios, armazenamento de dados locais, baixa latência de rede, enquanto ao mesmo tempo você pode executar o seus recursos da Oracle Cloud a partir da Cloud pública da Oracle.

E você ainda pode dentro deste modelo de produto executar bancos de dados Autonomous Database.

A partir disso você tem uma visão geral dos serviços de banco de dados disponibilizados pela Oracle Cloud e seus modelos.

Autonomous Database

O banco de dados Autonomouse Database é um modelo de banco de dados que utiliza Machine Learning para automatizar o processo de backup, atualizações e segurança, assim como tarefas de gerenciamento de rotina, tradicionalmente executadas por um DBA. A ideia é que todos esses processos de manutenção, atualização, segurança e infraestrutura sejam automatizados, de modo não a substituir um DBA, mas sim para que ele possa se concentrar a tarefas mais importantes com relação ao negócio em si.

No contexto do Autonomous Database, você tem o recurso de self-repairing, que garante o reparo automático do seu banco de dados em caso de falhas.

E você tem o self-driving, que permite otimizações automáticas de banco de dados sem intervenção manual.

Como mostrado na imagem acima, a ideia é a automzação de todos os recursos de infraestrutura associado aos recursos de Machine Learning, eliminando tarefas manuais e repetitivas.

Você tem portanto dois tipos de alocação do recursos para o Autonomous Database, o compartilhado e dedicado.

E dentro do modelo de Autonomous Database, você tem dois tipos de carga de trabalho, o Autonomous Transaction Processing (ATP) e Autonomous Data Warehouse (ADW),

O ATP trabalha com processamento de transações, enquando o ADW trabalha com processamento de dados analíticos online.

O intuito aqui é mostrar o tipos de recursos e a sua aplicação, não é aplicar conceitos e técnicas de DBA.

Para estes dois tipos de cargas de trabalho, ainda tempos outros dois tipos de carga de trabalho que são o Autonomouse JSON Database (AJD) e o APEX Service.

O AJD é o ATP projetado para o desenvolvimento de aplicativos NoSQL com arquivos JSON, no qual ele é otimizado para esta tarefa, o APEX Service é recurso de escopo e tipo de carga de trabalho de preço mais baixo do Autonomous Database que permite o a criação e implantação de aplicativos APEX low code.

Material de referência

https://www.oracle.com/autonomous-database

Documentação

https://docs.oracle.com/en/database/autonomous-database-cloud-services.html

MySQL

A Oracle Cloud oferece o serviço do MySQL que é um dos produtos de seu portfólio de banco de dados como solução de banco de dados na Oracle Cloud.

Você pode executar bancos de dados MySQL na Oracle Cloud como serviço de forma rápida, prática e sem a preocupação de gerenciamento de infraestrutura de um banco de dados MySQL.

Dentro do ambiente você pode executar patches, atualizações e rotinas básicas do seu banco de dados e usar os recursos de computação elástica, permitindo que seu banco se torne facilmente escalável e disponível, podendo aumentar e diminuir recursos de computação e armazenamento, fazer replicações, ainda com todos os recursos de segurança disponíveis, ainda reduzindo seu custo de propriedade.

As particularidades deste serviço do MySQL na Oracle Cloud são a alta disponibilidade e o HeatWave.

Você pode executar o MySQL em uma instância standalone, como uma única instância do MySQL como banco de dados. E também pode executar ele no modo High Availability (Alta disponibilidade) com 3 nós de instâncias do MySQL em diferentes domínios de disponibilidades ou com diferentes domínios de falha, com failover automático e zero perda de dados.

Sua aplicação se conecta a um determinado endpoint de comunicação, e em caso de indisponibilidade de algum nó, o MySQL Database Service fará automaticamente a mudança para outro ponto de disponibilidade sem perda de dados e sem exigir a reconfiguração da sua aplicação.

O MySQL HeatWave é o serviço do MySQL de aceleração de consulta e alto desempenho integrado por ordem de consulta de transações e análise de dados.

Com o HeatWave você elimina a necessidade de processos caros, demorados e complexos de de replicação do dados e movimentação/integração de dados para um banco de dados de análise separado.

O MySQL HeatWave permite desempenho de consulta acelerado usando armazenamento de dados em memória.

O Online Analytical Processing (OLAP) no MySQL HeatWave permite principalmente que o MySQL lide com eficiência otimizando suas consultas de bancos de dados.

Este recurso está disponível exclusivamente dentro da Oracle Cloud e AWS

Material de referência

https://www.oracle.com/br/mysql

Documentação

https://docs.oracle.com/en-us/iaas/mysql-database/index.html

Oracle NoSQL Database

O Oracle NoSQL Database é o serviço de banco de dados NoSQL disponibilizado pela Oracle Cloud que trata os dados de forma de lista longa. Um serviço totalmente gerenciado, elástico e de alta desempenho, feito para leitura de dados em grandes volumes em milisegundos com alta largura de banda em altas cargas de trabalho, com um modelo de armazenamento variado.

Seu banco de dados por suportar vários modelos de documento, chave-valor, esquema fixo, etc. Tudo com uma única interface de aplicação, com segurança em nível empresarial, controle de acesso robusto, podendo gerenciar todos os tipos de acesso. Tudo isso com um custo operacional muito baixo por estar executando na nuvem.

Você tem o uso de APIs-REST com diferentes ferramentas de desenvolvimento, podendo ainda permitir o uso Multi-Cloud com uma única interface com ambientes On-Premise e outras Clouds fora da Oracle Cloud.

Os bancos de dados NoSQL tem diversos usos, sendo utilizado para dados em larga escala em ambientes como Aplicações mobile, IoT, Avaliação 360, Big Data, Games, Redes sociais, Anúncios online, etc.

Material de referência

https://www.oracle.com/br/database/nosql

Documentação

https://docs.oracle.com/en/database/other-databases/nosql-database/24.1/concepts.html

Rolar para cima